quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Porque na vida há coisas que não se explicam

Pedem-me frequentemente para explicar esta minha loucura. Afirmam que não entendem tanto entusiasmo, perguntam-me porquê e esperam que eu lhes explique algo inexplicável. Quem nunca andou de bicicleta não pode perceber o que é chegar ao topo de uma montanha que de cá de baixo nos parece inatingível, não pode perceber o que fazer uma descida técnica sem desmontar, não pode perceber o que se sente quando pedalamos cada vez mais km, não pode perceber a sensação de levar com a chuva e a lama no rosto e no corpo, não pode perceber o que é resistir ao calor, ao frio, à sede, à fome e ainda assim sentir-se feliz, não pode perceber o que se sente quando se pára lá em cima na montanha para olhar para a paisagem, não pode perceber quão grandes e quão pequenos nos conseguimos sentir naquele instante. Quem nunca pedalou não pode perceber o que se sente a chegar à meta, não pode perceber o companheirismo e a amizade que se ganha com os que nos acompanham, não pode perceber o que vale ultrapassar uma subida e divertir-se numa descida. Quem nunca foi para o monte não pode perceber o que é descobrir locais que de outra forma nunca poderíamos descobrir, não pode perceber a sensação de conseguir estar lá em cima só com a nossa energia. Quem nunca andou de bicicleta nunca viveu aqueles instantes em que entramos numa curva sem equilíbrio, em que nos vimos com a roda de trás no ar, em que o pneu derrapa e nós perdemos o controlo, em que queremos desencaixar um pedal e não conseguimos, em que sabemos que vamos cair e já não podemos fazer nada para o evitar. Quem nunca andou de bicicleta não pode perceber o que é fazer uma viagem de mochila às costas em autonomia total. Quem nunca pedalou não pode perceber o que é parar para descansar.


Não perguntem mais, experimentem ou calem-se, porque na vida há coisas que não se explicam, a paixão é uma delas. 

11 comentários:

  1. Nem ninguém precisa de perceber. É a tua paixão, és só tu que deves perceber e sentir :)

    ResponderEliminar
  2. Eu ando numa luta com o sr. meu marido... até bike já me comprou, quer que comece a andar com ele. Caso me convença e eu comece a fazer uns km´s, serei "A morena" que anda no meio do monte com os amigos.
    Há uns anos... fui com um grupo de amigos (casais amigos) e um dos meus colegas, veterano em pedaladas e monte, resolveu levar-nos para o meio do monte, a determinada altura começou a subir e eu a perder as forças, e subia e aqui a menina cada vez com menos forças, até que resolvi sair da bike e… começo a tremer, suores frios, tonturas e ai que já vou desta para melhor e só pensava como é que o “INEM vem aqui dar comigo”… mas foi passageiro, lá espevitei e sim, lembro-me depois que adorei a descida.
    Mas, para já, o horizonte está tão longe… : ), uma preguiçosa é o que é. Gosto demasiado do sofá.

    CM

    ResponderEliminar
  3. És uma louca...pela vida, pela natureza! A tua loucura é saudável, fossem todas como a tua :)
    Bjinho

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo, é uma paixão que não se explica, sente-se, e quem nunca pedalou não sabe bem o que é sentir e passar por certas coisas...
    :-)

    ResponderEliminar
  5. Mas há quem faça ainda essas perguntas?
    Eu gosto de polícias e acho que é inexplicável! Percebo a tua paixão portanto =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Olá..
    Voltei recentemente aos meus cantinhos e gostava que se possivel os visitasses e partilhasses. Foi remodelado e traz novidades que penso puderem te agradar.

    Não custa muito e eu agradeço-te mil vezes, eheh.

    http://lilianasstudio.blogspot.pt
    Num estudio em Odivelas/ Lisboa

    Beijinhos ^_^

    ResponderEliminar
  7. http://pensamentosdeumagaja.blogspot.pt/2015/02/para-vera-loira.html

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...