domingo, 25 de maio de 2014

Bikipédia - 3 (Didi, chega-te aqui à Loira)

A Didi escreveu-me para eu falar de roupa. Obviamente que a fasquia do blog subiria se ela me perguntasse o que deveria usar com uma saia amarela parecida com uma cortina que comprou num momento de loucura mas como a Didi sabe que eu não lhe poderia responder pediu-me para lhe falar de roupa de ciclismo. 

Onde encontrar roupa de ciclismo para mulher?
Não é fácil, somos uma minoria e ainda fazem poucas coisas para nós, apesar de haver cada vez mais, porque na altura que comecei era mais fácil fazer 300 km de bicicleta num dia do que encontrar uns calções como devem de ser. Nas lojas de desporto como a Decathlon ou a Sport Zone as coisas que têm são um bocadinho feiosas por isso é preciso procurar muito por coisas giras, a maior parte das coisas que tenho comprei em lojas especializadas, lojas que se dedicam só ao mundo das bicicletas. Também na Internet é fácil encontrar alguns sites que vendem roupa própria para pedalar, apesar de ser bastante cara. Outra solução é começar a participar em maratonas, de cada vez que se faz uma vem mais um Jersey para casa, foi assim que fiz a minha colecção. Os fatos de equipas profissionais também são uma opção, podem ser encontrados em lojas especializadas, na Internet ou, por exemplo, na venda ao público da volta a Portugal.

Posso usar roupa de homem para pedalar?
Ao contrário do selim que convém ser próprio para a anatomia do mulher não há problema nenhum em usar os calções de homem para pedalar. Eu tenho calções de mulher e de homem, a carneira é diferente, mas sinceramente na hora de pedalar não noto diferença nenhuma quando estou a usar os de homem a não ser o facto de ficar com um rabo aparentemente maior, coisa que em alguns casos não é problema mas sim solução. 

Calções com ou sem alça? 
Mais uma vez isto é uma opção pessoal, eu tenho calções sem alça, com alças de homem (duas alças, uma em cada ombro) e com alça de mulher (uma só alça no meio do corpo que em cima contorna o pescoço). Na hora de pedalar o tipo de alça que escolhemos não tem importância apesar de ter diferenças. Os calções sem alças são ideias para quem vai pedalar um dia inteiro, uma vez que na hora de usar a casa de banho são os mais práticos, qualquer um dos outros obriga a que nos dispamos completamente. Os calções com alças, independentemente do tipo de alça são os mais indicados para quem gosta de BTT puro e duro, porque na hora de fazer descidas mais técnicas os calções sem alças podem ficar presos no selim, só me aconteceu uma vez mas isso não me impediu de fazer o resto da descida, posso tê-la feito com o rabo à mostra mas ainda assim desci aquilo tudo e ninguém se queixou.

Espero ter ajudado a Didi e qualquer outra pessoa que passe por aí e esteja interessada. Se com tantos posts a falar de bicicletas conseguir converter alguns de vós aos pedais avisem-me, isso fará de mim imensamente feliz.

9 comentários:

  1. A mim já me converteste Loira :D. Adorei o teu esclarecimento e eu que andava contida em comprar calções porque pensava que era mesmo importante usar calções para mulher, mas se é assim indiferente vou já comprar 23 calções ehe. Esta Bikipédia está a ser mesmoooooo útil :-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa ter demorado a responder-te Didi, mas semana passada foi complicado em questões de tempo.

      Eliminar
  2. Loira muito obrigado pelos conselhos, dão imenso jeito para quem está a começar.
    Uma questão: aquelas saias de ciclismo são práticas? É que eu sou muito girl girly ;P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas saias poderão ser úteis se for para passear de bicicleta à beira mar ou para dar uma voltinha numa pista acompanhada de um filho ou sobrinho, para pedalar a sério esquece lá a saia.

      Eliminar
  3. Aquele momento em que me manco que os calções têm alças...

    ResponderEliminar
  4. Eu era convertida até ficar grávida. Depois pensei," ah, volto quando ele nascer", depois pensei "ah, ele já nasceu, vou esperar até ele deixar de mamar", depois ele deixou de mamar, já tem 7 meses e a mim falta-me tempo e o que sobra aproveito para dormir aos bocadinhos (3/4 horas a cada 24)...mas a vontade e as saudades continuam.

    ResponderEliminar
  5. Loira adorei :) tenho equipamento com calções de alças e para mim são um problema porque tenho a bexiga do tamanho de uma ervilha e depois de beber a camelak toda tenho que parar em todas as estações e apeadeiros que tenham um todo alto para poder fazer um xixizinho descansada, a parte pior é que tenho que me despir toda loool :p

    ResponderEliminar
  6. Calções com alças? Oi? :O LOL

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...