quinta-feira, 22 de maio de 2014

Mas anda tudo doido neste blog? Digo, neste país?

Tenho uma divergência com as finanças. Desculpem desiludir-vos, possivelmente achavam que eu era uma gaja às direitas e agora digo-vos isto assim, sem qualquer preparação prévia (isto para o caso de estar alguém desse lado, obviamente por engano). Como estava a dizer, tenho uma divergência com as finanças. Depois de preencher a minha declaração de rendimentos e fazer a simulação aquela merda calculou um valor astronómico a pagar, andei duas semanas a ganhar coragem para clicar no submeter, mas como estava a acabar o prazo fechei os olhos, coloquei uma mão no peito para o caso de me dar o fanico e lá enviei aquilo, entre lágrimas de dor e gritos de pânico. E então que divergência tens tu com as finanças se mesmo com um valor astronómico a pagar enviaste tudo como deve de ser, Loira? Pois, dizem as finanças que declarei um valor superior ao que é conhecido por eles. Sim, superior. Dizem as finanças que o valor que declarei de rendimentos referentes a anos anteriores e que por acaso até foi a Segurança Social que me pagou é superior ao conhecido por eles. Traduzindo, dizem as finanças que eu sofro de uma perturbação mental qualquer ao ponto de declarar mais do que aquilo que recebi, mesmo tendo no simulador uma quantia astronómica para pagar. Enviei uma justificação via internet mas pelos vistos não lhes chega, querem agora que me apresente nos serviços deles e que perca o meu precioso tempo para prestar provas de que estou mentalmente sã e que de facto foi aquilo que "eles" me pagaram, atrasado três anos, mas ainda assim pagaram. Posto isto, vou ali para a fila das finanças, numa semana em que por acaso o despertador tem tocado todos os dias antes das 06:00 H para eu tentar despachar todo o trabalho atrasado e para, quem sabe, ter mais rendimentos para declarar no próximo ano. Neste país é assim, há quem fuja ao fisco e há quem tenha de esfregar no focinho do fisco as provas de que realmente é burro suficiente para declarar tudo aquilo que recebeu.

9 comentários:

  1. Honestamente, nem sei que te diga. Apenas que ainda me ri com o teu post.
    Tás a ver, Loira, que és uma bacana e ainda declaras a mais? És tu é que levas o país para a frente. not!

    ResponderEliminar
  2. Pois comigo passou-se o seguinte, aqui há uns anos (ninguém me contou, foi mesmo a mim que aconteceu) - a entidade patronal declarou x às finanças, que pré-preencheram a declaração. Quando fui para entregar a dita, confirmei com o valor que a mesma entidade patronal me tinha dito, num papelinho todo catita e confirmo que sim senhor. É mesmo x. Está tudo bem, posso submeter. Uns dias depois, cartinha das finanças a dizer que não senhor, o valor não é x. Tem que cá vir com a papelada toda perder uma manhã. E assim foi. Uma manhã à espera para mostrar o papel e ficar tudo resolvido em segundos. Haja paciência...

    ResponderEliminar
  3. :) as vezes ser honesto não é suficiente para eles, infelizmente, safa-se mais que foge :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. é o que acontece com quem é sério de mais
    e depois existem os outros o espertos que não declararão e a esses ninguém chateia
    enfim
    bjs*


    http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Nunca estão satisfeitos com nada já viste?

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Típico deste país...ou naquilo em que se está a tornar...tive com o fisco uma historinha muito parecida com essa ...em que por erro do meu serviço foi declarada uma coisa em dobro pelo que eu iria ser altamente prejudicada na cobrança do IRS ...mesmo assim perdi imenso tempo até se esclarecer tudo...enfim!!!!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Já nada me espanta neste país!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Insólito, mas no meio disto tudo, tudo é possível...

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...