quarta-feira, 24 de junho de 2015

(Finalmente) o rescaldo emocional

Quando comecei a planear esta viagem alguém me disse de uma forma um pouco pejorativa, que naquela altura me chocou um pouco, que a emoção de chegar a Fátima não é mesma emoção de chegar a Santiago. No alto da sua ignorância, de quem nunca chegou a Fátima depois de 3 dias a pedalar, essa pessoa tinha, afinal, toda a razão no que disse, não naquilo que quis dizer.
Estou desde Domingo à noite a tentar explicar o que senti, está a ser muito difícil passar para palavras tudo isto, parece impossível descrever esta emoção. 
Chegar a Santiago é percorrer um Caminho cheio de ensinamentos, de símbolos, de significados, de magia. No Caminho de Santiago o importante não é chegar, é aproveitar cada bocadinho do Caminho e apreender todas as mensagens que eles nos transmite. Chegar a Santiago é percorrer um pedaço de vida física e emocional, é renascer.
Chegar a Fátima não é percorrer um caminho, é fazer uma viagem com o objectivo de chegar a um destino de pura fé, porque independentemente da crença de cada um é impossível não sentir uma paz de alma ali, a chegar a um local tão especial. Chegar a Fátima é pensar, pedir e sobretudo agradecer.
Chegar a Santiago e chegar a Fátima não se pode comparar, nem negativa nem positivamente, são coisas completamente diferentes. Ambas me fazem sentir muito pequenina por um lado e enorme por outro, ambas quero repetir uma e outra e outra vez.
Chegar a Fátima deixou-me de alma e coração cheios, se quisesse arranjar uma palavra para descrever isto tudo só poderia usar uma: PAZ.

9 comentários:

  1. Há viagens e viagens. Há pedaladas e pedaladas. Há pessoas e pessoas.
    Que bom que sabes retirar o melhor, daquilo a que te propões viver, sentir, guardar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo... É algo muito pessoal e íntimo... também senti uma imensa paz e um sentimento de dever cumprido...
    Um beijinho...

    ResponderEliminar
  3. Até eu, que não pedalo e não sou católica, senti isso mesmo das poucas vezes que fui a Fátima : muita Paz.

    ResponderEliminar
  4. Paz, sim, descreveste bem!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. eh pah qq dia largo as corridas e recupero a bicla que está na dispensa a criar pó.
    que delicia de palavras.

    ResponderEliminar
  6. É um local com uma energia muito forte. Gosto muito de Fátima. Beijinho

    ResponderEliminar
  7. É a mais pura das verdades, Vera, eu sei :) Da primeira que lá cheguei, quando se passa por cima da via rápida e se vai à vela a descer até à rotunda parecia que a bicicleta tinha levantado voo e pairava sobre as nuvens :)

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...