quinta-feira, 17 de abril de 2014

À procura do passado...

A minha mãe tem 3 álbuns de fotografias de quando eu era criança, três, daqueles antigos e gordos, cheios de fotos. Quando comecei a crescer ganhei vontade própria e acabaram-se os flashes. No passado domingo estive à procura de uma foto para colocar lá em casa e demorei-me por lá muito tempo, pelo passado. Como era filha única não podia fazer nada fora do comum, quero dizer com isto que viajar no carro de alguém era impensável, tinha que viajar sempre com os meus pais, se houvesse um acidente pelo menos passávamos todos pelo mesmo, quando o destino era o mesmo do carro dos meus tios e eu queria viajar junto das minhas primas, impensável. Também tinha que me sentar sempre no banco de trás do lado direito, segundo a minha mãe se houvesse um acidente eu seria menos afectada por estar ali. Não podia ir para o rio com os meus primos nem brincar na piscina junto da vizinhança, só podia andar de bicicleta dentro dos portões de casa e qualquer brincadeira que lhe parecesse mais radical só sobre a supervisão dela. Percebo-a, quando era bebé corri risco de vida e não deve ter sido fácil para ela. Além de não poder fazer nada de perigoso ainda me vestia cheia de folhos e de rendas e de bolinhas e de lacinhos, e penteava-me com totós que prendia com fitas da cor das meias e dizia-me constantemente para não me sujar, depois levava-me ao fotografo (sim, são fotos tiradas por profissionais) e trazia para casa mais meia dúzia de fotografias. Enquanto percorri, no domingo, as páginas do passado ri bastante das minhas figuras, das combinações da roupa, brinquei dizendo que ela queria criar uma fashion filha e que agora ando toda suja no meio de monte de bicicleta porque ela não me deixava brincar em criança, lembrei-me de uma fase de revolta na adolescência porque achava que ela me tinha visto em criança como uma boneca e não como uma filha e olhei para o passado já com outros olhos, vejo agora nas fotografias uma bonequinha muito feliz.

9 comentários:

  1. Eu sou filha única, tenho 40 anos e depois de ler o teu post e de ver os cuidados que os teus pais tinham contigo, começo a duvidar se os meus realmente gostariam de mim. Nunca me puseram restrições.

    ResponderEliminar
  2. Só apreciamos os que os nossos pais faziam quando olhamos para tudo com olhar de verdadeiros adultos. :)
    Eu nem aprendi a andar de bicicleta, vê lá tu!! Mas nem por isso deixei de trepar às ávores, fazer corridas malucas, esfolar os joelhos nos muros para ir buscar fruta aos quintais dos vizinhos e outra coisas bem mais perigosas do que pedalar numa simples bicicleta...

    Beijinhos Marianos, loirinha linda! :)

    ResponderEliminar
  3. Recordar o passado é viver melhor o futuro!

    ResponderEliminar
  4. Eu cá adoro ver fotos do passado lol
    Bjs*

    http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Vera. só me fazes rir!!! A tua mãe não imagina mesmo o que tu fazes na bicicleta pois não?
    Susana

    ResponderEliminar
  6. ...o miminho todo tornaram-te uma jovem feliz!

    Adoro recordar-me , folheando os álbuns de miúda.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. E quando tiveres filhotes, como vai ser? Espero que assim que comecem a andar lhes dês uma bike :):)

    ResponderEliminar
  8. Eu também gosto de, de vez em quando, ver essas fotos =)
    É só rir =P

    Beijocas

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...