quarta-feira, 23 de abril de 2014

No dia do livro um post sobre O livro que me fez gostar de ler

Era de leitura escolar obrigatória e só por isso detestei-o desde o primeiro minuto, era enorme, aquelas páginas pareciam-me intermináveis. Coloquei-o de lado, talvez me apetecesse ler alguns dias depois, talvez me apetecesse procurar resumos como os meus colegas andavam a fazer. Calhou que por essa altura parti o pé e calhou mais ainda de serem as férias da Páscoa, calhou de ter de passar duas semanas praticamente sem me mexer e calhou de ter o tal livro, ali de lado, para o dia em que me apetecesse. Depois de começar a ler já não consegui parar, já tinha lido alguns livros mas nenhum que me apaixonasse tanto como aquele, lembro-me de ficar entusiasmada com a história, com a escrita, lembro-me de me apaixonar e lembro-me depois de contar cada pormenor ainda de brilho no olhar aos meus colegas, os tais que andavam a procurar resumos. Uns meses mais tarde percorri os recantos onde se passava a história do livro ainda apaixonada e apaixonada voltei a ler cada página. A paixão com que respondi às perguntas sobre o livro valeu-me um 19 num exame nacional de Português. Foi Os Maias de Eça de Queiroz o livro que me fez apaixonar por todos os livros que se seguiram.

13 comentários:

  1. Antes d'Os Maias, aconteceu-me com as Aventuras de João sem Medo :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também gostei do livro, ao contrário da maior parte das pessoas, mas acho que nunca 'vi' ninguém falar com tanta paixão deste livro ;)

    ResponderEliminar
  3. Na altura recorri aos resumos, mas este ano decidi que queria lê-lo e li desde a primeira à última página e adorei-o.

    ResponderEliminar
  4. Leio Os Maias uma vez por ano, desde o 11ºano. Isto para dizer o quanto me senti identificada no teu post. Sorri. Sabe bem um livro ser amado por tantos.

    ResponderEliminar
  5. Gostei do livro. Só tenho pena que não tenham havido mais pormenores sórdidos com o Carlos e a Maria Eduarda.

    ResponderEliminar
  6. Eu também adorei os Mais, foi um daqueles livros que também comecei a ler obrigada e que depois não consegui parar.

    ResponderEliminar
  7. No meu tempo começávamos por Júlio Dinis.

    Adoro Eça!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Admito que quando peguei nele, não lhe achei muita piada mas depois também descobri o seu enconto... Mas não me devem voltar a ver a lê-lo =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Também demorei a começar os Maias mas depois entranhou-se em mim...julgo que não foi esse que me fez acreditar na leitura...mas a minha memória de peixe não me deixa lembrar.

    ResponderEliminar
  10. Também adorei o livro: a narrativa, o enredo, a profundidade do drama, as personagens. A partir daí (adolescência), o amor pelos livros também mudou para mim, para MUITO MELHOR!!! E sim, o Eça foi visonário em muitas coisas e um verdadeiro mestre!
    Gosto muito do seu blog!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Também tive de ler esse, aliás, na altura não foi sacrifício pois eu devorava livros, não havia internet, tinha todo o tempo do mundo :))

    ResponderEliminar
  12. agora apetece me ir para casa para acabar de ler.
    nao me apetece trabalhar à tarde.
    obrigada Loira :)

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...