terça-feira, 15 de junho de 2010

E do medo... se faz coragem

Ontem, enquanto ela me falava dos seus medos eu usava todas as palavras para a tentar convencer a deixá-los para trás, palavras que não funcionam nestas alturas, lembrei-me do Vitor, do meu amigo, e do meu medo físico mais intenso, e de como ele me convenceu a deixar os meus medos para trás.
Desde que comecei a praticar BTT que comparo inevitavelmente os trilhos com situações de vida e as descidas eram o que mais me apavorava. O Vitor foi comigo na primeira maratona, e sobre os meus medos dizia-me simplesmente, que só servem para ser enfrentados, que quem manda no meu corpo sou eu e aquilo que eu quero é aquilo que eu consigo.
Foi só essa a história que lhe contei, aquilo que me dizia o Vitor perante mim parada em frente a uma descida acentuada, com buracos, com pedras, onde quando a roda da frente começa a descer já não há maneira de parar, onde quanto mais depressa passares menos probabilidade tens de cair, onde não podes travar a fundo, senão é queda pela certa, e foi assim que a convenci a montar, não a bicicleta, mas a vida, a agarrar a vida pelo guiador, a levantar o rabo do selim e soltar as coxas para não prender demasiado a bicicleta, foi assim que a convenci a lançar-se nas descidas da vida, com uma certeza, uma só certeza, as quedas não servem só para nos magoar-mos, as quedas servem para nos dar mais força, para nos levantar-mos com certezas e voltar a montar com medo, mas com coragem de o enfrentar, com uma certeza, uma só certeza, eu vou estar com mesmo atrás dela nas descidas e se ela voltar a cair vou ser a primeira a agarrar a mão dela para levantá-la. Porque na amizade, tal como numa equipa... You will never walk alone

28 comentários:

  1. Adorei a analogia entre a amizade e o Btt!
    Confesso-te que sou muito pouco corajosa.
    Em determinadas ocasiões preciso mesmo de dar o Grito do Ipiranga :)
    Aos poucos vai lá :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que amizade tão linda e tão pura :) Imagina que acho que vou olhar para as descidas do BTT com outros olhos... És uma amiga fantástica Vera ! * beijinho

    ResponderEliminar
  3. Mas há medos que nos transcede!

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Grande texto. O Patife gostou do tom intenso de quem sabe do que fala.

    ResponderEliminar
  5. Como tal, vamos ser mais uns tugas agarrados a TV hoje! Basicamente o pais vai parar! :)

    Obrigado pelo comentario! Passa sempre!:D

    Gostei: "as quedas não servem só para nos magoar-mos, as quedas servem para nos dar mais força" e claro os medos só servem para serem enfrentados!!

    ResponderEliminar
  6. Cláudia, querida, mas quando te sentires com menos coragem já sabes a quem recorrer. E por falar em grito, eu dou muitos nas minhas descidas de BTT, quem vai comigo é que tem de distinguir entre os gritos de pânico e os gritos de prazer.

    Beijinhos linda.

    ResponderEliminar
  7. Shell, obrigada minha querida, bem, da minha parte se precisares de qualquer ajuda nas tuas descidas é só avisar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. A minha essência, sim há medos assim, mas quando são partilhados são mais fáceis de enfrentar, na minha opinião.
    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Patife, obrigado, também gostei do tom do comentário.

    ResponderEliminar
  10. Gonçalo, claro que sim, Viva Portugal

    ResponderEliminar
  11. Que post tão intenso, belo e profundo!

    Vera, eu adoro-te! Aqui e agora te digo! Estou viciado neste blog, na tua pessoa e na tua personalidade! You will also never walk alone! Os kilómetros foram feitos para serem vencidos!

    Conta comigo, no matter what! No matter who, No matter where!

    Gosto de ti miúda!

    Beijo amigo

    ResponderEliminar
  12. Sorte de quem tem uma amiga como tu!

    Fiquei "apaixonada" por ti!

    ResponderEliminar
  13. MRPereira, agora fiquei comovida com o teu comentário, sabes que sou uma gaja bem lamechas.

    and, You will also walk alone!

    Gosto de ti miudo.

    Beijo amigo

    ResponderEliminar
  14. Muito bom, amizades assim são raras.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Ana, depois do comentário do MRPereira, ler este teu deixou-me ainda mais comovida.

    Obrigada querida.

    Beijo

    ResponderEliminar
  16. Alguém, não são raras, só temos que lutar por elas todos os dias, tal como em tudo na vida, eu pelo menos quero acreditar que sim.
    Beijo minha linda.

    ResponderEliminar
  17. obrigada pelo comentário. beijinho

    ResponderEliminar
  18. Primeiro que nada gosto da tua nova imagem, está muito fixe.

    Segundo adorei o post, é inspirador, como tu, que és uma força da natureza e um exemplo a seguir.

    Adoro-te muito amiga, beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Izzie, não precisas agradecer, beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Waldorfa, sim, tinha que mudar, aquilo era o meu belo cabelo quando eu tinha penteado de domimgo à tarde, mas agora, como me diz, mais uma vez o Vitor, tenho penteado de Sexta à noite, não fazia sentido continuar a mesma foto.


    E sobre o post, é inspirador como nós, que somos umas corajosas e olhamos a vida de frente.

    Beijo amiga.

    ResponderEliminar
  21. Sim, tens razão minha querida. Temos que as cativar e cuidar delas :)

    Beijoooooo*

    ResponderEliminar
  22. Alguém, eu tento isso, todos os dias com as minhas amizades. Beijo.

    ResponderEliminar
  23. Devo dizer-te que é um dos post que mais adorei ler! ;) beijo

    ResponderEliminar
  24. Guida, obrigada querida. Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Mas afinal, onde é que plantaste a árvore?

    ResponderEliminar
  26. Gajo Porreiro, então, não sabes? Uma no Monte de S.Jorge a outra que me ofereceram na portagem no jardim da minha mãe. Sou uma gaja bem comportada.

    ResponderEliminar
  27. Mesmo, grandes verdades, grandes quedas e grandes aprendizagens.

    Um beijinho *

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...