quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Da importância que podemos dar às coisas...

Há coisas que se tornam importantes para nós, não pelo seu valor material mas pelo sentimental. Por isso ocupam um lugar especial na nossa vida. Os livros, por exemplo, lá em casa, naquela estante só os livros que li, que me acompanharam durante horas, que me levaram a imaginar os personagens, os locais, que me transportaram para a história é que têm direito de lá estar. Os outros, que não consegui acabar porque não despertavam em mim qualquer sentimento ou os que me ofereceram e ainda não li não têm esse direito, porque naquela estante estão momentos, estão amigos, estão companheiros. O mesmo sentimento me provocam os Jersey de praticar BTT, cada um tem uma história, tem amigos, tem sentimento de equipa, tem um local, tem Km percorridos. Há o primeiro, da equipa do ginásio, da primeira viagem, que me levou ao vício. Há o outro, o da equipa da loja, não conhecemos toda a gente que tem um, mas quando passamos por um sabemos que temos amigos em comum, sabemos que temos uma paixão em comum. Há o outro, o da óptica do casal amigo, aquele só um grupo muito restrito teve direito a ele. Há o da equipa feminima, só eu e a Bia é que o temos, é uma coisa só nossa. Há os das maratonas, só faz sentido usar um jersey de uma maratona se realmente estivemos lá. O Jersey que teve mais importância para mim, no qual eu tenho mais orgulho foi-me oferecido quando a equipa foi a Santiago de Compostela pela primeira vez este ano, foi-me oferecido porque eu não pude acompanhar a equipa por causa da minha primeira lesão, mas a equipa achou que eu o merecia, mesmo sem ter ido. Eu fiquei orgulhosa daquele gesto de amizade, tinha-o guardado desde Abril, mas nunca fui capaz de o usar, de cada vez que ía andar de bicicleta olhava para ele, mas não me achava digna de o usar, mesmo durante a viagem a Santiago, só o vesti no último dia, quando faltavam 50 Km para dar a viagem por completa. "Passeio de BTT. Caminhos de Santiago 2010." Agora, de cada vez que o visto tenho um orgulho imenso. Curiosamente, tenho um Jersey lá em casa, que há dois meses atrás tinha todo o significado do mundo e que agora não faz qualquer sentido e sinceramente, não sei bem o que fazer com ele.

16 comentários:

  1. Pois... há coisas que, por pouco valor monetário que tenham ou por ser uma coisa tão simples aos olhos dos outros, trazem sp mts recordações:) aquelas que deixaram de ter qualquer significado para mim não as guardo mais...ou dou ou entao fica num canto qualquer até ter um outro destino

    ResponderEliminar
  2. hummm... como teu marido, cheio de ciumes... quem é o Jersey!! :P
    looool

    beijo
    Sutra
    (O Jersey fica-te muito bem) ;)

    ResponderEliminar
  3. Podes sempre dá-lo e passar o vício a outra pessoa! Não?

    Kiss kiss loira linda

    ResponderEliminar
  4. São bens materiais que guardam histórias, pessoas, sentimentos. :')

    ResponderEliminar
  5. Nas pequenas coisas e nas nossas memórias é que se encontram as grandes importâncias que estas têm na nossa vida.É nelas que nos (re)descobrimos, rimos e choramos,sonhamos e pensamos.

    ResponderEliminar
  6. Ahah! Já tiveste a tua vez de ficar em casa, agora é a minha. Um dia também também vai haver greve e eu vou ter de ir trabalhar -.- Por agora vou aproveitando!

    ResponderEliminar
  7. Vera,
    A verdade é que à medida que vamos evoluindo no tempo as coisas vão mudando. E os sentimentos também por vezes.
    Acima de tudo há que distinguir entre os que fazem parte do passado, deixar aí sua história e agradecer pelo que tivemos e entre aquilo que queremos que faça parte do nosso momento e do nosso futuro.
    beijo grande

    ResponderEliminar
  8. Olha loira, concordo com ali, com o tempo os nossos gostos vão-se alterando e às vezes ficamos a pensar como conseguimos gostar de tamanha coisa. Isso só me aconteceu uma vez e foi com um ex-namorado LOL

    ResponderEliminar
  9. Olha o jersey com que andei no ultimo domingo faz-me lembrar a imensa poça de lama e extrume em que cai! Agora quando olho para ele fico logo mal disposto! Outro recorda-me o dia em que parti o braço. Nestas coisas do BTT sou supersticioso nunca mais ando com os jersey com que fui de trombas ao chão.

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post...e é bem verdade...mas tambem é verdade que com o tempo os gostos alteram.se e vai daí que hoje outro jersey é que tenha mais significado para ti. *

    ResponderEliminar
  11. Belinha,
    Eu acho que vou doar o meu jersey. Risos...


    Sutra,
    Quem é o Jersey??? Andas a trabalhar demais.


    MRPereira,
    Ando a tentar isso mesmo, passar o vício, mas para isso tenho emprestado a minha bike (sou tão boazinha, não sou?)


    S*,
    Beijo coisa linda.


    Inêzita, minha querida
    Os 30 estão mesmo a fazer-te bem. Adorei o teu comentário.


    Borboleta,
    :)


    Li,
    Adorei o teu post. Obrigado.


    cereja,
    LOL


    Anónimo,
    Resta-me desejar-te que não vás muitas vezes com as trombas ao chão.


    Rita,
    Isso mesmo, brevemente.

    ResponderEliminar
  12. Oh Loirita: queres-me a panicar ou com pérolas de sabedoria????

    ResponderEliminar
  13. é um realidade... =)
    tudo tem um significado para nós... tudo nos desperta uma curiosidade... depois, ou se gosta ou não e deixa-se a "um canto..."

    ResponderEliminar
  14. São as coisas que marcam momentos, sitios, horas e pessoas que nos tocaram no coração naquele preciso momento!
    Guarda-as bem no teu coração!!
    Bjs doces**

    ResponderEliminar
  15. O verdadeiro valor das coisas está naquilo que elas representam para nós! :))

    ResponderEliminar
  16. Inêzita,
    Sem dúvida com pérolas de sabedoria. Com esta frase fizeste lembram-me o meu amigo Vitor.


    Su,
    Beijinho.


    Paula,
    Do coração nunca saem.


    Malena,
    É isso mesmo.

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...