quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Questões da Loira - 3

A que cheiram as saudades?

49 comentários:

  1. Depende... Saudades de quê? Cada uma tem o seu cheiro.

    ResponderEliminar
  2. Saudades cheiram a fado, fado cheira a mar salgado...

    Ó mar salgado, quanto do teu sal
    São lágrimas de Portugal!
    Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
    Quantos filhos em vão rezaram!
    Quantas noivas ficaram por casar
    Para que fosses nosso, ó mar!

    Valeu a pena? Tudo vale a pena
    Se a alma não é pequena.
    Quem quer passar além do Bojador
    Tem que passar além da dor.
    Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
    Mas nele é que espelhou o céu.

    ResponderEliminar
  3. O numero 5 só podia significar uma coisa boa, senão vejamos:

    O homem natural. O símbolo da Luz, da saúde e da vitalidade. O ato de amor. O coito, o sexo como prazer. A quintessência que age sobre a matéria, transformando-a. Os cinco aspectos do ser humano: físico-emocional-mental-anímico-consciente. Os quatro membros do corpo mais a cabeça que os controla. Os quatro dedos da mão mais o polegar que os torna funcionais. O número da mutação e transformação de tudo. O pentagrama - união do microcosmo ao macrocosmo, do humano ao divino. A estrela de David

    ResponderEliminar
  4. A dois perfumes muito suaves. Cada um com seu dono.

    ResponderEliminar
  5. As saudades não cheiram, só doem.

    ResponderEliminar
  6. Eu a dizer coisas óbvias! Eu entendi a pergunta mas pronto $:

    As saudades cheiram àquilo que estava em causa. <3

    ResponderEliminar
  7. Saudades n tem cor ou cheiro...as saudades sentem-se no coração:) pelo menos é o que eu acho

    ResponderEliminar
  8. Ao perfume dela, ao cheiro do quarto depois do sexo, ao cheiro da casa quando ela lá está, ao tabaco que ela fuma, ao cheiro do shampoo, ao cheiro a verniz e a cera depilatória...

    Cheira a todas as coisas que nos relembram momentos bons...

    ResponderEliminar
  9. Saudades da minha avó - cheira (e sabe) a sonhos de abóbora.
    Saudades do meu avô - cheira a ração dos coelhos e a chá de erva cidreira.
    Eles partiram há algum tempo mas eu sou capaz de sentir os cheiros. E acho que vou sentir sempre!

    Saudades do meu amor - o perfume Acqua di Gio e o cheirinho bom que deixa nos lençóis
    Saudades da minha mana - o perfume Clinique Happy Heart

    ResponderEliminar
  10. Fi,
    As mais intensas são as que o cheiro é lembrado mais vezes.


    Anónimo,
    Tenho um anónimo inspirado.


    Ana,
    É isso.


    Anónimo,
    Não... afinal tenho um anónimo desocupado.


    Dora,
    Gostei da resposta.


    Paulo,
    Realmente esse primeiro comentário nem parecia vindo de ti. Mas tu percebeste o que eu quis perguntar.


    Belinha,
    As minhas cheiram.


    MRPereira,
    Percebeste tão bem a minha pergunta. Gostei do comentário.


    teardrop,
    Os cheiros também permanecem em mim.




    Continuem, eu conto-vos a que cheiram as minhas saudades daqui a pouco.

    ResponderEliminar
  11. Ai as saudades, bem as saudades cheiram a doces fragrâncias do passado, perfumes que se misturam nas peles... do que me foste fazer lembrar loirinha, bjs

    ResponderEliminar
  12. Que pergunta...
    Ora então... as do meu Pai... essas para já não têm cheiro... ainda são das que apenas doem...

    Da minha avó :D
    Em cada brindeira dos Santos, filhoses de Natal, morcela de arroz e chá de cidreira... E aquele chá das brasas para a tosse :D inconfundivel!!
    A cravos, cravinas e crisantemos... sei lá...

    beijo

    ResponderEliminar
  13. E depois, das outras, dos que estão vivos... é reactivo e sentido... cada um tem o seu cheiro... e os aromas poderão fazer-nos ter saudades de tantas coisas... :P

    ResponderEliminar
  14. A que cheiram as saudades?!?!
    hummmm... caíste de bicicleta e bateste com a cabeça!!?? :D

    beijo
    Sutra
    (cheiram a desejo)

    ResponderEliminar
  15. Por acaso não é a versão do Jaimão, não? É que se for essa, é essa mesmo que nós cantamos! É que o meu irmão tem uma pancada pelo moço, há dias que até Noddy, Ruca, Floribela... nós cantamos.

    ResponderEliminar
  16. Está giro o teu blog. Gostei. Desculpa a invasão, mas não resisti a espreitar;)

    ResponderEliminar
  17. Assim, a palavra saudades lembra-me sempre de comida, de várias comidas que me apetece comer... :D

    ResponderEliminar
  18. Ao pó-de arroz que a minha mãe usava; ao fumados pendurados na cozinha; a terra molhada depois da chuva; a marmelada acabada de fazer; à camisa azul clara do meu namorado dos 17 anos; ao meu filho bebé...
    :))

    ResponderEliminar
  19. À pessoa ou ao lugar que a causa.

    ResponderEliminar
  20. Cheiram bem, cheiram a Lisboa... :)
    Cheiram a Tejo, a mar, ao escape dos carros no Rossio, às bifanas afogadas em molho com mais de um mês na tasca, ao metropolitano, a castanhas assadas no carvão, a imperiais e caracóis, ao after-shave do meu pai, à naftalina do baú da minha avó, ao sabonete da minha mãe, aos perfumes dos amigos, ao bolo no forno, a pão quente, a pão com chouriço, a pastéis de Belém e travesseiros de Sintra...
    Acho melhor parar por aqui.

    ResponderEliminar
  21. Depende querida... mas neste momento tem sabor e cheiro. cheiro a praia e sabem àqueles gelados fantásticos que se vendem no calçadão da quarteira...

    Beijoo***

    ResponderEliminar
  22. Boa questão...

    Depende do que te vem á memória quando sentes a saudade

    :D*

    vem participar no meu giveaway (se gostares!)


    xoxo*

    ResponderEliminar
  23. As saudades podem se cheirar,podem não se cheirar.
    As saudades cheiram a desejo como disse o Sutra,a alegria,a tristeza,a um abraço,a um mimo,a um beijo,ao bolo de mel que a minha avó fazia,ao perfume do meu pai,ao sorriso da minha mãe.....
    Porra...eu gosto desta palavra!!!!

    ResponderEliminar
  24. Não cheiram :x mas são más ! * beijinho

    ResponderEliminar
  25. qd li a pergunta pensei nao xeiram a nada...apenas s sentem !
    concordo q s sentem ! mas as saudads tem xeiro, na minha opiniao xeiram á pessoa d qem temos saudades, axo q quando s sent saudads lembramo nos do perfume dessa pessoa!

    ResponderEliminar
  26. Saudade...
    Que palavra tão triste,
    que sentimento tão doloroso..
    As saudades cheiram a mar, a terra, a sol, a lua...
    As saudades cheiram a mim, a ele, a ela, a um nós perdido, a um nós esquecido...
    As saudades têm um cheiro tão profundo quanto doloroso...
    As saudades são minhas, são tuas, são dele ou dela,
    As saudades são de quem partiu,
    de quem foi embora e não se despediu...
    As saudades são algo que eu não quero cheirar, nem hoje nem nunca!

    ResponderEliminar
  27. Cheiram a neve... a flores... a doçura de bons momentos!
    xxxxx

    ResponderEliminar
  28. A saudade tem muitos cheiros... cada um tem os seus... para mim tem cheiro de pele, de terra molhada, de beijo roubado, de pão quente...

    ResponderEliminar
  29. A mim cheiram-me a vazio, a distante...

    ResponderEliminar
  30. A castanha assada, a framboesa, a pão caseiro, ao perfume dele, a terra molhada, a mar.......

    ResponderEliminar
  31. Poetic Girl,
    Desculpa, mas por vezes é bom lembrar. Espero que seja o caso.


    Li,
    O meu pai fumou durante tantos anos que, curiosamente as saudades dele cheiram-me a tabaco.


    Sutra,
    Eu não preciso cair para bater com a cabeça, não sei como, mas consigo ir de encontro aos troncos que estão lá há três séculos.
    Cheiram a desejo, foi lindo.


    Borboleta,
    Não sei se é o aimão que canta, mas é algo do género "Vou ao pingo doce de janeiro a janeiro, fodo lá po meu dinheiro o ano todo o ano inteiro" e continua...


    Belladonna,
    Ora essa, estamos aqui para isso.


    Néua,
    Também...


    Ulisses,
    Depende?


    BS of Life,
    As saudades agora cheiram-me a chocolate, apetece-me chocolate.


    Malena,
    Que lindas respostas. Gostei.


    Lampâda,
    São assim tão antigas essas saudades?


    S*,
    Devias ter especificado.


    Túlipa Negra,
    Adorei o teu comentário. Compreendi tão bem.


    Sissy,
    Já provaste os do Pinguim de Armação de pêra? São os melhores que já comi por aqueles lados.


    Ivania,
    Passo já lá.


    Inêzita,
    Eu também gosto desta palavra. Doi, mas mesmo assim, gosto.


    Shell,
    As minhas cheiram sobrinha linda.


    (Que)Nina,
    É isso mesmo, o perfume da pessoa, do local, do momento.


    Mamã Lu,
    As saudades de quem não se despediu são mesmo terríveis, eu sei.


    Paula,
    As minhas, por vezes, também cheiram a neve.


    só 1 mulher,
    A terra molhada, gostei disso.


    Martinha,
    Sem dúvida, a vazio.



    Bem, as minhas saudades cheiram a tabaco, o cheiro que vinha do meu pai durante anos e anos. E cheiram a Nívea, aquela de lata azul que a minha mãe usava quando eu era pequena. E cheiram a café acabado de fazer e pão quente com manteiga, é o cheiro que tinha a casa da minha avó ao domingo à tarde. Cheiram-me a bébé, as saudades das gémeas. Cheiram a Hugo Boss as saudades que nunca passam. Cheiram a mar e a vento, cheiram a pele queimada e massagens feitas com after sun.
    Cheiram sempre as minhas saudades.

    ResponderEliminar
  32. Petra,
    A pão caseiro... as minhas também cheiram a pão caseiro.


    Cheiram tanto as minhas saudades.

    ResponderEliminar
  33. As saudades? .... cheiram a mar, e a osmose de o meu cheiro com o dele

    ResponderEliminar
  34. Cheiram a momentos, pessoas, coisas... sei lá... a algo que um tivemos e agora não temos.

    ResponderEliminar
  35. cheiram a vontade, desejo...cheiram a carinho e amor...
    bjs*

    ResponderEliminar
  36. Chisca,
    As minhas saudades também cheiram a mar e a beijos salgados.


    JS,
    É isso mesmo.


    Katia,
    Beijo querida.

    ResponderEliminar
  37. Cada uma tem o seu cheiro e o seu som...

    ResponderEliminar
  38. SuperSónica,
    É isso mesmo, daí a pergunta.

    ResponderEliminar
  39. Cheiram ao perfume da pele que se colou á nossa... áquele toque sublime ou intenso... Intemporal... Cheiram a tudo o que nos faz sorrir, à chuva a humedecer a terra, à maresia que inspiramos naquele abraço...

    ResponderEliminar
  40. agora tens de perguntar: que ouve a alma saudosa!

    ResponderEliminar
  41. Margarida,
    Cheiram a sentimento...


    João,
    É uma boa questão de facto, a tua o que ouve?

    ResponderEliminar
  42. Claro que depende...

    Depende daqui de que estamos saudosos.

    Podem ter o cheiro das uvas morangueiras num alpendre do interior do pais numa tarde de verão, o cheiro da terra molhada depois de uma chuvada forte, o cheiro do pão acabado de cozer num forno de lenha por uma avó adorada, o cheiro de um cozido à portuguesa em familia, o cheiro do mar numa tarde de inverno, o cheiro de oléo de motor de um carro que adoraste e no qual metias mãos à obra para o manter a funcionar, o cheiro a sexo a impregnar um quarto...

    Como podes ver, depende!

    :)

    ResponderEliminar
  43. Ulisses,
    E como podes imaginar era essa a resposta que eu queria, a que cheiravam as tuas quando estás saudoso, não o depende, porque eu sei que depende, caso contrário não faria a questão.

    As minhas também cheiram a "cheiro do mar numa tarde de inverno"

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  44. Cheiram a protector solar, a terra, a relva acabado de cortar e a fumo.
    Sabem a água do rio e a pastilhas de mentol.
    Soam como os mergulhos, os risos e os segredos baixinho ao ouvido.
    São como mãos quentes a espalhar o protector solar e a apertar o bikini.
    E são azuis e brancas como os calções que ele usou ;)

    ResponderEliminar
  45. Mimi,
    Que lindo, adorei.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Aqui não há censura...